A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na última semana, reuniões comunitárias e palestras em escolas dos municípios de Brejolândia, Muquém do São Francisco e Tabocas do Brejo Velho, no Oeste da Bahia. Foram mobilizadas cerca de mil pessoas nas ações, em um total de onze encontros, onde foram repassadas noções relacionadas à operação dos sistemas de abastecimento (as fases de captação, tratamento e distribuição) e importância da economia racional de água
Segundo a vice-diretora Valdinéia Silva Conceição, da Escola Municipal Pompílio T. Filho de Brejolândia, a palestra trouxe temas de desconhecimento dos estudantes como o tratamento e valorização da água. “Os alunos prestaram atenção e conseguiram aprender o conteúdo a palestra. A semente foi plantada e já vamos pedir que uma nova ação aconteça no próximo ano”, afirma.
Para a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, as ações executadas são essenciais para garantir uma maior integração e cuidado da população com o sistema de abastecimento de água. “Nota-se o interesse em preservar a água e de entender como funciona o sistema de abastecimento para reduzir o consumo e a conta”, afirma.
Ao final das atividades socioeducativas, foram distribuídas cartilhas educativas e promovido um jogo de perguntas e respostas com direito a brindes para os participantes da ação.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras (UNB)