O Itaú liderou o ranking de reclamações de clientes contra
instituições
financeiras em novembro, com índice de 10,22, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Banco Central (BC).
Em seguida vem o Bradesco, com índice de 8,39, e em terceiro a Caixa, com 7,89. Na relação estão as instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes. No total, foram 612 reclamações consideradas procedentes, ou seja, o BC verificou indício de descumprimento de lei ou regulamentação.
Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de
clientes da instituição financeira que originou a demanda e
multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o
número de reclamações de cada instituição para cada grupo de 1 milhão de
clientes. Em dezembro, as irregularidades relativas à integridade,
confiabilidade, segurança, ao sigilo ou legitimidade das operações e
serviços relacionados a cartões de crédito (294) foram o principal
motivo de reclamação. Em segundo lugar ficou a cobrança irregular de
tarifa por serviços não contratados (280) e em terceiro, o débito em
conta de depósito não autorizado pelo cliente (255).
Em nota, o Itaú respondeu que em 2015 foi incorporado o atendimento de novos negócios e isso gerou um aumento natural no número consolidado de reclamações. “De qualquer forma, todas as manifestações de nossos clientes são objeto de nossa melhor atenção e representam oportunidades. Continuaremos trabalhando para aprimorar os serviços e para aumentar a satisfação dos clientes”, disse o banco. Procurados, o Bradesco e a Caixa ainda não se pronunciaram sobre o ranking.
financeiras em novembro, com índice de 10,22, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Banco Central (BC).
Foto: Reprodução |
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Em seguida vem o Bradesco, com índice de 8,39, e em terceiro a Caixa, com 7,89. Na relação estão as instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes. No total, foram 612 reclamações consideradas procedentes, ou seja, o BC verificou indício de descumprimento de lei ou regulamentação.
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Em nota, o Itaú respondeu que em 2015 foi incorporado o atendimento de novos negócios e isso gerou um aumento natural no número consolidado de reclamações. “De qualquer forma, todas as manifestações de nossos clientes são objeto de nossa melhor atenção e representam oportunidades. Continuaremos trabalhando para aprimorar os serviços e para aumentar a satisfação dos clientes”, disse o banco. Procurados, o Bradesco e a Caixa ainda não se pronunciaram sobre o ranking.
Kelly Oliveira, Agência Brasil
Via política Livre