VEJA O VÍDEO DA FANTÁSTICA TEMPESTADE DE AREIA AQUI NO OESTE DA BAHIA

A tempestade de areia foi um dos efeitos do impacto da chegada de uma forte frente fria que avançou sobre a Bahia e que trouxe tempestades de água para muitas áreas do estado.

Tempestades de areia já foram observadas outras vezes no Brasil, mas esta do oeste da Bahia em 4 de janeiro é um fenômeno excepcional, realmente raro. A parede de poeira foi levantada por fortes ventos associados com a proximidade de aglomerados de nuvens carregadas. A prolongada estiagem, e com temperatura extremamente elevadas, deixou a superfície do solo seca e solta, o que facilitou o levantamento da poeira.


A imagem de satélite do fim da tarde de 4 de janeiro de 2016 mostra a situação meteorológica na hora da tempestade de areia. No círculo vermelho estão nuvens cumulonimbus.

A incrível tempestade de areia foi registrada na tarde de 4 de janeiro de 2016 por Gabriel Barbosa Júnior e compartilhada com a Climatempo. Ele filmou o fenômeno enquanto trafegava por uma rodovia entre as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, As rajadas de vento chegaram a 61 km/h em Barreiras entre 16h e 17h (horário local), mesmo horário em que o vídeo foi feito.



O vídeo foi publicado no site do Instituto CLIMA TEMPO

Por por Josélia Pegorim da Climatempo