BANDEIRA AMARELA VAI REDUZIR TARIFA DE ENERGIA EM MARÇO

Conta de luz
Arquivo/Agência Brasil


A partir de março, a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz dos brasileiros será a amarela, com custo de R$1,50 para cada 100 KWH consumidos. Atualmente, os consumidores pagam R$ 3 para cada 100 KWH.

A redução no valor da bandeira foi possível porque o governo decidiu desligar as usinas termoelétricas mais caras que estava ligadas para garantir o abastecimento de energia no país.



Com a falta de chuvas registrada nos últimos anos, o governo vem mantendo a maior parte das usinas termelétricas acionadas para garantir que não falte energia para o país. Sem água nos reservatórios, as usinas hidrelétricas não conseguem gerar toda energia possível, e pode haver desabastecimento. No entanto, a energia térmica é mais poluente e mais cara que a gerada por hidrelétricas, e o custo acaba sendo repassado para os consumidores.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico foi criado em 2004 para acompanhar a continuidade e a segurança do suprimento de energia no país. Participam do grupo representantes de órgãos como o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).







Agência Brasil