INICIADA OBRA DE AMPLIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE BARREIRAS


Iniciada em janeiro, a obra de ampliação da atual estação de tratamento de água de Barreiras, no oeste da Bahia, vai incrementar a capacidade de produção de água tratada em 50%, reforçando o sistema integrado de abastecimento local. Com recursos próprios da Embasa no valor de R$ 4,5 milhões, o empreendimento se traduz em garantia de abastecimento até 2025, em uma projeção futura de crescimento.


Com incremento de produção em até 13,85 milhões de litros de água por dia, as novas estruturas vão permitir uma produção total de 43,85 milhões de litros diários, o que corresponderia a um total de 4,2 mil carros pipas se deslocando para atender a cidade todos os dias. Atualmente, a estação produz 28,8 milhões de litros de água por dia para abastecer 45 mil unidades domiciliares na sede e em mais 20 povoados do município.


Segundo o gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, "todos os anos são incorporados uma média anual de 1,5 mil novos imóveis ao sistema de abastecimento”. Além do trabalho de expansão de rede, ele explica que este crescimento cria impacto nas estruturas de captação, bombeamento (elevatórias) e de reservação. “Estamos acompanhando e trabalhando para atender toda a demanda de Barreiras”, complementa.


ESTRUTURA | Com a obra de ampliação, será construído um novo módulo da estação de tratamento, com floculador, decantador, dois filtros e dois sopradores (para auxiliar a limpeza dos filtros). A Embasa capta a água bruta do rio de Ondas, em Barreiras, e leva para tratamento na estação, de modelo convencional, que passa pelos processos físicos – coagulação, floculação, decantação e filtração – e químicos com a adição de cloro, cal e flúor. As regras de tratamento de água seguem os parâmetros da portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde.

Assessoria de Comunicação da Embasa