Foi realizada no auditório da prefeitura de São Desidério, uma reunião da secretaria de Meio Ambiente e Turismo junto ao Comitê da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF, para discutir sobre situações de projetos hidroambientais da CCR médio São Francisco. O encontro contou com a presença do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, Cláudio Pereira, do diretor técnico AGB Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman, do secretário de Meio Ambiente, Alexandre Rocha, representantes de governo do Estado, associações e sociedade civil.
Durante a reunião foi abordado a atualização do Plano da Bacia do Rio São Francisco, ações do coordenador, e assuntos gerais. “O nosso objetivo é desenvolver projetos que venha a beneficiar as comunidades e resolver os problemas sem prejudicar os rios”, disse, o coordenador da CBHSF, Cláudio Pereira.
“A atualização do Plano da Bacia do Rio São Francisco, é adequar o plano com o quadro atual existente na bacia hidrográfica, discutir os principais temas, como o uso múltiplo da água, os projetos de transposição das águas, a redução das vazões, a super-exploração das águas subterrâneas e dentre outros”, explanou o diretor técnico AGB Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman.
Na reunião, foram discutidas as obras e serviços para Recuperação Hidroambiental do Rio São Desidério e seus afluentes, além de construção de cercas de arame liso e mourões de eucalipto para proteger as áreas de preservação permanente, retirada de plantas invasoras, a exemplo da Typha Domingensis (taboa), no percurso do rio São Desidério, adequação das estradas rurais (construção de barraginhas, lombadas e sarjetas/bigodes), além da composição das áreas degradadas através do plantio de mudas de espécies nativas que se adaptem ao ambiente.
Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Carvalho, os projetos hidroambientais é uma garantia de preservação dos rios. “ É importante que projetos sejam desenvolvidos no intuito de cuidar mais do meio ambiente, as ações da CBHSF é positiva, pois, visa proteger as áreas de preservação permanente e também realiza obras para recuperações hidroambientais”, assegurou.