MAIS DE 17 MIL ADOLESCENTES FAZEM O 1º TÍTULO NA SEMANA DO JOVEM ELEITOR
Mais de 17 mil adolescentes com idade entre 16 e 18 anos tiraram pela primeira vez o título de eleitor durante a Semana do Jovem Eleitor, realiada entre os dias 28 de março e 1º de abril, na Bahia. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), no total, 17.746 adolescentes fizeram o documento durante a segunda semana da ação.
De acordo com o TRE, o número de jovens que fizeram o título de eleitor na segunda edição da ação representa uma média de 45% dos mais de 39 mil atendimentos feitos durante a semana da ação em todo o estado, além de um aumento no número de alistamentos em relação à semana anterior à Páscoa (14 a 18 de maço), quando mais de 11 mil eleitores da mesma idade buscaram o atendimento. Os dados foram atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira.
O TRE informou ainda que o número supera os 11.429 jovens de mesma idade atendidos na primeira “Semana do Jovem Eleitor”, realizada entre 16 e 20 de novembro de 2015.
A campanha, realizada pelo TSE em todo o país, tem de estimular o voto entre novos eleitores.
Prazo final
Mesmo após o encerramento da “Semana do Jovem Eleitor”, na sexta-feira (1º), os jovens de 16 até 18 anos incompletos que querem tirar o primeiro título de eleitor podem se dirigir a um cartório eleitoral até o dia 4 de maio, quando ocorre o fechamento do cadastro eleitoral em todo o país. O interessado deve levar consigo um documento de identificação oficial com foto (passaportes não são aceitos) e um comprovante de residência.
O jovem pode procurar o atendimento desde já, mesmo que no momento tenha ainda 15 anos de idade. A exigência é que ele tenha completado 16 anos de idade até o dia 2 de outubro de 2016, data em que se realizará a votação do primeiro turno das Eleições 2016.