CRISTÓPOLIS: VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM AÇÃO


Desenvolver um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Esse é o objetivo da Vigilância Sanitária, órgão da Prefeitura de Cristópolis, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde, que iniciou recentemente algumas atividades envolvendo a limpeza do Centro de Abastecimento no dia 30 de março e a reorganização da Feira Livre, com a visita dos técnicos no último dia 10.

“O papel da Secretaria de Saúde vai muito mais além que cuidar de doentes, precisamos trabalhar também com a prevenção das doenças, pra isso existe a Vigilância Sanitária, que nessa gestão não medirá esforços para cumprir o seu papel”, disse a secretária de saúde, Juceni Souza. 

A coordenadora do setor, Karen Luana Araújo, explica o papel do setor, ressaltando sobre as ações que serão desenvolvidas em Cristópolis. “Entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente. Assim, montamos um plano de ação, que será desenvolvido ao longo do ano, com controle de todos os processos que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. Esse processo passa pela área de alimentos, produtos, serviço de saúde e engenharia sanitária”, destacou.

As próximas atividades estão previstas para os próximos finais de semana, com a continuidade do projeto de reorganização da feira livre, além de uma audiência pública, prevista ainda para este mês.