WHATSAPP DESMENTE: APLICATIVO NÃO PASSARA A SER PAGO. SAIBA COMO EVITAR COMPARTILHAR NOTICIAS FALSAS






(Foto: Arte/G1)



Um dia após a pane que afetou o WhatsApp por algumas horas, uma mensagem tem circulado no aplicativo dizendo que ele vai ser encerrado e que o usuário terá de pagar para abri-lo. Não é verdade.


O texto diz que a mensagem precisa ser enviada para toda a lista de contatos. Caso contrário, a conta será excluída.


O WhatsApp diz que nunca envia mensagens diretas aos usuários, que o aplicativo é gratuito e que o usuário não precisa fazer nada para continuar utilizando-o de graça.


Veja o que diz a mensagem falsa:

"Amanhã, às 6 horas eles estão terminando WhatsApp e você tem que pagar para abri-lo, isso é por lei Esta mensagem é para informar todos os nossos usuários, nossos servidores foram recentemente muito congestionados, por isso estamos pedindo que você nos ajude a resolver este problema. Exigimos que nossos usuários ativos enviem esta mensagem para cada uma das pessoas da sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos que usam o WhatsApp. Se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos, o WhatsApp começará a cobrar. Sua conta permanecerá inativa com a conseqüência de perder todos os seus contatos. Mensagem de Jim Balsamic (CEO da WhatsApp), tivemos um uso excessivo de Nomes de usuário no whatsapp Messenger. Nós Estão a solicitar a todos os utilizadores que Para toda a lista de contatos. Se vocês Não reencaminhar esta mensagem, teremos Como sua conta é inválida e será excluída dentro das próximas 48 horas. Por favor NÃO ignore esta mensagem ou whatsapp Não reconhecerá mais a sua ativação. Se você deseja reativar sua conta depois."



Mensagem falsa diz que usuário terá de pagar (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Um detalhe que reforça a falsidade da mensagem é que ela apresenta erros de ortografia. Além disso, parte do texto não é novo – o trecho foi apenas remodelado. E já foi desmetido pelo próprio WhatsApp. Na quarta (3), o WhatsApp ficou mais de duas horas instável em várias partes do mundo. A assessoria não diz o motivo da pane, mas afirma que ela já foi resolvida e pediu desculpas a todos os usuários pela inconveniência. Sobre os boatos compartilhados após a falha, o WhatsApp diz que tem uma cartilha com dicas para identificar mensagens duvidosas.


FONTE: G1