Essa data foi escolhida em virtude de retratar os feitos de um Grande Soldado: Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu em 25 agosto de 1803 na Vila do Porto de Estrela, Estado do Rio de Janeiro, vindo a falecer no dia 07 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica, no mesmo Estado. Duque de Caxias, como é comumente conhecido, tornou-se patrono do Exército Brasileiro em reconhecimento aos feitos pela defesa da Pátria. Militar dedicado e com extrema capacidade de repensar e reorganizar os combates da sua época. Feitos estes que trouxeram grandes conquistas para o Brasil.
Assim, no transcurso da semana que sinaliza a data tão significativa que retrata o dia-a-dia da labuta de um Soldado, o Comando do 4° BEC realizou inúmeras atividades, como: Ação Cívico-Social em Itacoatiara; Gincana Militar; Formatura Solene com “Juramento do Soldado” e uma Corrida Rústica.
Na oportunidade da formatura do dia 25 de agosto, a solenidade contou com a presença de personalidades locais, civis e militares, que representaram diversas instituições como a Universidade Federal do Oeste Baiano, Instituto Federal da Bahia, Prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras, Diocese, Polícia & Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Guarda Municipal, bem como a Polícia Rodoviária Federal. Participaram ainda crianças e adolescentes de entidades educacionais como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Os soldados incorporados em agosto do presente ano receberam dos seus familiares a boina verde-oliva, um dos símbolos mais característicos do soldado brasileiro. Posteriormente, todos os recrutas do ano de 2017 prestaram o compromisso à “Bandeira Nacional”.
O Coronel Jonny, Comandante do Batalhão, ainda realizou a entrega das medalhas do ‘’Marechal Osório’’, do “Corpo de Tropa” e do “Praça mais Distinta” a, respectivamente, o Subtenente Arnaldo, 1º Sargento Lima, e Cabo Tavares.
A solenidade reafirmou, dessa forma, os sentimentos do ontem, do hoje e, os de sempre que refletem os compromissos do Exército Brasileiro por intermédio do seu soldado para com o Povo, que é: “O BRAÇO FORTE E A MÃO AMIGA”, quando se fazem necessários, já que um verdadeiro soldado é aquele que promove o “sacrifício da própria vida” em prol de algo maior para o bem geral de todos. Soldados forjados nos princípios da lealdade, da honra, da coragem moral e da disciplina consciente, absorvidos desde os tempos dos Soldados de Caxias.
Encerrando a solenidade, o Comandante do Batalhão, JONNY FERREIRA MACHADO, parabenizou a todos os presentes e principalmente aos militares pelo seu dia. Obrigado, Soldado
Fonte: Blog do Braga