Registros de acidentes ambientais chamaram a atenção por quem passava no prédio II da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) na noite da última quinta-feira (31). Os acadêmicos do 6º Semestre do curso de Administração da instituição realizaram a 1º Edição da Exposição Socioambiental quando expuseram cinco painéis com informações sobre acidentes ambientais de grande proporção no Brasil e no mundo. A atividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Responsabilidade Socioambiental e Gestão Ambiental da FASB.
Para a acadêmica Elaine Andrade, as lições tomadas a partir do estudo destes casos têm por objetivo evitar futuros desastres. “Percebemos que o meio ambiente sofre com os acidentes que poderiam ser evitados caso houvesse planejamento. E nós, no papel de administradores, podemos pensar em maneiras e propostas para minimizar os problemas, como casos de explosões em usinas nucleares, rompimento da barragem, como aconteceu recentemente em Mariana, em Minas Gerais”, explica.
Na mesma linha de raciocínio, o acadêmico Guilherme dos Santos acredita que estudar e produzir trabalhos com essa temática ajuda a formar administradores mais conscientes. “A gente tem que destacar a responsabilidade social e a sustentabilidade dentro da empresa. Muitas delas somente mudam a visão depois de tragédias e pagam muito dinheiro em indenizações. É preciso pensar que os danos ambientais são irreversíveis, e esse dinheiro poderia ser investido em planejamento para evitar as conseqüências de grandes acidentes”, afirma.
Orgulhosa do trabalho dos acadêmicos, a coordenadora do curso de Administração, Joana Ramos, entende que esse trabalho desperta uma gestão que respeite o lado social, econômico e ambiental de uma empresa. “As empresas trabalham inicialmente, com seu propósito básico na geração de lucro. Com a atividade, buscamos evidenciar que esse formato de geração de renda, puramente, era associado a uma atuação insustentável, muitas vezes, e que não investia na prevenção de acidentes e mitigação socioambiental”, explica.
Guia do Estudante - O curso de Administração da FASB conquistou mais uma vez o selo de qualidade da publicação Guia do Estudante 2018, da Editora Abril. Juntamente com os cursos de Ciências Contábeis, Educação Física e Fisioterapia, eles receberam três estrelas e passam a ser indicados como referência para os vestibulandos de todo o País. A revista chega às bancas no dia 16 de outubro.Os cursos de graduação da FASB são sempre listados pela publicação da Editora Abril, que somente recomenda os cursos considerados bons (3), muito bons (4) e excelentes (5). Esta é a 8ª vez que os cursos da FASB são estrelados pelo Guia do Estudante.