O governador Rui Costa vetou um artigo da lei de nº 13.830/2017, que permite o uso do Amianto, na Bahia, por até dez anos. A decisão de proibir a fabricação e comercialização de telhas de amianto, recomendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi publicada no Diário Oficial, desta quinta-feira, 28.
A lei de nº 13.830/2017, aprovada pela Assembleia Legislativa (AL-BA), autorizava a comercialização do estoque já existente por até dez anos.
O amianto é uma variação de sais minerais, originado naturalmente, e utilizado em diversos produtos comerciais, devido à flexibilidade e resistência química e térmica, por exemplo. A exposição constante às fibras de amianto pode provocar doenças respiratórias graves, incluindo câncer de pulmão.
Devido ao risco, o material faz parte do principal grupo de substâncias cancerígenas listado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por conta do risco, alguns países e estados brasileiros proíbem a industrialização e a comercialização de todos os tipos de amianto.