Governo vai cobrar pelo acesso ao Diário Oficial da União pela manhã



O Diário Oficial da União (DOU) publicou uma portaria, nesta terça-feira (30), que prevê cobrança pelo acesso matutino do público em geral ao conteúdo da publicação. O Diário divulga atos do governo, como leis sancionadas, normas e decretos.

O acesso ao DOU, veiculado todos os dias no portal da Imprensa Nacional na internet, atualmente é gratuito. A partir da norma, o acesso às edições completas do DOU em formato de leitura será gratuito apenas das 12h às 23h59min, diariamente.

De acordo a Agência Brasil, o governo vai passar a cobrar pelo acesso às edições completas do DOU em formato de leitura imediatamente após a publicação no portal da Imprensa Nacional, o acesso ao conteúdo das edições do DOU em formato aberto, o serviço de seleção e remessa diária de conteúdo publicado e o acesso a painéis analíticos baseados no conteúdo do Diário.

A portaria informa que “os termos e os preços cobrados pelos serviços descritos no art. 5º serão regulamentados em até 180 dias após a data de publicação desta Portaria”.