Terminal de Passageiros será implantado no novo Aeroporto de Bom Jesus da Lapa
A licitação para a segunda etapa da construção do Aeroporto de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (14). Esta fase inclui a implantação do terminal de passageiros e dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e a execução de serviços complementares no aeroporto. A obra está sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).
Os equipamentos de auxilio à navegação aérea como o balizamento noturno, o farol rotativo e a Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A) serão instalados no novo aeroporto, que terá o terminal de passageiros com uma área total de 600 metros quadrados. A iluminação do pátio de aeronaves e a implantação de cerca operacional e do estacionamento de veículos estão entre os serviços complementares a serem executados. A abertura dos envelopes com as propostas da empresas interessadas ocorrerá em 18 de maio.
Sobre a primeira fase da construção, a obra na área de movimentação de aeronaves está com 60% de execução. Atualmente, os serviços de terraplanagem são realizados no local. A pavimentação da pista de pouso e decolagem, taxiway e do pátio de estacionamento de aeronaves deve ser iniciada no final deste mês de abril. A previsão de conclusão dos serviços é no mês de agosto deste ano.
O aeroporto vai operar inicialmente com voos de pequeno e médio porte da aviação geral. A atividade com voos regulares de capacidade para até 70 pessoas dependerá da movimentação total de passageiros e do interesse das companhias aéreas.
O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ressalta a importância do aeroporto para a região. “O novo equipamento incentivará o turismo religioso em Bom Jesus da Lapa por ser um dos maiores centros de romaria do país. Ajudará no desenvolvimento da agricultura local e na atração de novos negócios para a geração de energia solar no estado. Com a implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o município também passa a ser um eixo logístico onde há integração do modal rodoviário e ferroviário com o transporte aéreo”, destaca o secretário. O projeto para a implantação do acesso ao equipamento aeroviário está sendo elaborado.
Fonte: Ascom/Seinfra