Nova unidade do SEST SENAT potencializará as capacitações da Abapa para profissionais do transporte
Parceiro da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), principalmente, nas capacitações voltadas à formação e qualificação de condutores e de profissionais que trabalham com caminhões, o SEST SENAT, inaugurou, no dia 31 de março, sua nova unidade, no município de Luís Eduardo Magalhães. A unidade é o resultado de um investimento de, aproximadamente, R$12 milhões, e é dotada de tecnologias modernas, para potencializar as aulas, assim como para prover atendimento social, com serviços de saúde para o trabalhador do transporte e seus dependentes, nas áreas de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.
Para a Abapa, que compareceu à cerimônia de inauguração, este complexo representará um grande salto para o desenvolvimento das pessoas diretamente atendidas, e, consequentemente, da região. O presidente da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi, a vice-presidente Alessandra Zanotto, o gerente executivo, Ivan Ricardo, e o gerente do Centro de Treinamento e Tecnologia, Douglas Fernandes, estiveram presentes ao evento. O complexo do SEST SENAT foi batizado de Unidade Marcus Benício Foltz Cavalcanti, uma homenagem em vida ao atual gestor da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, que participou da solenidade, assim como o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) Vander Costa, e o presidente do Conselho Regional da Bahia (CRBA) Décio Sampaio Barros.
No ano passado, a parceria entre a Abapa e o SEST SENAT foi fortalecida com a assinatura de um convênio, durante a última Bahia Farm Show, intensificando as capacitações que a Abapa já desenvolvia, há cinco anos, no laboratório do CT, com a empresa Gotemburgo Veículos, concessionária de caminhões Volvo. “Esta unidade, inaugurada agora, nos permite dar um passo além, com os serviços em saúde, não apenas para os colaboradores das fazendas associadas da Abapa, como para as suas famílias. O SEST SENAT cumpre a sua missão social e nosso setor tem esta antiga demanda atendida. Saberemos aproveitar esta oportunidade para desenvolver, ainda mais, o agro regional”, disse Bergamaschi.
Condução segura
A estrutura inclui um centro com de salas de aula, sala de informática e até um moderno simulador de direção, que reproduz a experiência de dirigir vários tipos de ônibus e de caminhões e permite que o aluno vivencie diversas situações que podem ocorrer no trânsito - como condições meteorológicas adversas, tráfego intenso e perigo na via.
De acordo com a Adriana Reis, gerente da unidade SEST/SENAT, a capacitação dos profissionais do município amplia diretamente a empregabilidade. “Um dos objetivos da entidade, na região, é capacitar e atualizar os condutores, com competências específicas e fundamentais sobre as normas regulamentadoras, condução segura, além de aproximar motoristas e empregadores”, explica Adriana Reis.
Já no mês de abril, o SEST SENAT abre turmas nas modalidades presencial e on-line, com grade de cursos e capacitações sobre direção defensiva e condutas prudentes, aspectos econômicos e comportamentais, além de formações regulamentares nas áreas de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), capacitações sobre Transporte Escolar, Ambulatorial e Coletivo de passageiros. No mesmo mês, o braço do "Sistema S" promoverá ações na Semana Mundial da Saúde, e, na sequência, no Maio Amarelo, iniciativas em conscientização para redução de acidentes de trânsito, dentre outras.