A parceria entre Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Secretaria de Educação de Cristópolis (BA) levou o Programa Educacional Conhecendo o Agro para alunos e professores do Ensino Fundamental I e II, das escolas do município. Na última semana, a equipe do Programa realizou a “Oficina de Olericultura: Conhecendo o Agro” na Escola Municipal Osvaldo Fernandes de Souza, para 20 professores e 105 alunos do Ensino Fundamental II. A iniciativa contou com o apoio do Senar, que proveu os instrutores.
“Dentro de um programa de sustentabilidade municipal, tínhamos o desafio de implantar uma horta comunitária na escola e procurei a Abapa para nos ajudar, após saber que o município já tinha uma parceria com a associação. Fiquei encantada com o trabalho de inclusão realizado pelo Conhecendo o Agro e em saber quanto a Abapa investe em educação e dá todo suporte necessário aos parceiros”, afirma a coordenadora pedagógica da escola, Tatiane de Figueiredo Souza.
Segundo ela, a largada do projeto seria apenas em julho. Porém, o sucesso da oficina foi imediato e o pontapé foi dado. “Alunos e professores tiveram o primeiro contato com a equipe do Programa e a empatia foi imediata. Já iniciamos o projeto da horta comunitária e todos estão muito envolvidos. O desafio se tornou uma realidade sem obstáculos.”
Distante a 40 quilômetros da sede de Cristópolis, a escola contou ainda com ajuda da comunidade para o sucesso do projeto de sustentabilidade. “Com cursos e oficinas e toda o suporte do Conhecendo o Agro, eles adquirirão conhecimento, poderão também empreender e ir para o mercado de trabalho. Além disso, a escola é o patrimônio deles. Vamos usar essa horta para aprender sobre empreendedorismo, responsabilidade, educação, matemática, entre outras coisas”, diz a coordenadora.
O próximo encontro com a equipe do Conhecendo o Agro será em maio. No escopo da parceria, a Abapa irá ministrar curso de informática completo aos alunos da escola, com certificação. “Nós acreditamos que a educação é o maior vetor de transformação de vida e realidades. Por isso, a Abapa investe em programas como o Conhecendo o Agro, que abre horizontes para muitos estudantes de nossa região. Também dedicamos um enorme esforço em capacitação profissional, em nosso Centro de Treinamento. Isto tem colaborado para o desenvolvimento regional”, afirma o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.