Vereadora Drª. Graça Melo destaca o uso do cartão de identificação por pessoas autistas e fibromiálgicas


Na noite desta terça-feira (04), a vereadora Drª. Graça Melo participou da 12ª Sessão Ordinária da Câmara de Barreiras. A casa recebeu representantes da Associação das Fibromiálgicas Unidas pela Vida, que aguardavam pela aprovação do Projeto de Lei nº 095/2021, tornando a Associação de utilidade pública.

Em seu pronunciamento, a vereadora Drª. Graça Melo parabenizou o autor do projeto, o vereador João Felipe e destacou a importância da identificação das pessoas com fibromialgia e autistas para terem acesso a atendimentos prioritários.

“Como médica, sei o quanto a fibromialgia é difícil para um paciente. É um conjunto de sintomas e tratamentos imprecisos, que depende de uma série de acompanhamentos para terem melhor qualidade de vida. É importante destacar que o paciente fibromiálgico deve ser identificado com um cartão para que possa ter acesso ao atendimento prioritário, assim como o autista”.

“Nos atendimentos pediátricos percebo que as mães de autistas muitas vezes têm vergonha de 'dar a carteirada’ e ficam aguardando por muito tempo. Peço que vocês usem o direito de atendimento prioritário com a apresentação da carteira de identificação nos serviços públicos, supermercados, bancos, farmácias, restaurantes e lojas em geral. Uma vez que não se identifica o autismo e a fibromialgia visualmente”, pontuou.

Em abril de 2018, foi aprovado o Projeto de Lei nº 026/2018, de autoria da vereadora Drª Graça Melo, que dispõe do dever de inserção do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA, nas placas de atendimento prioritário. “As leis precisam ser cumpridas para que os grupos prioritários possam usufruir do seu direito adquirido”, concluiu a vereadora Drª Graça Melo.


Ascom vereadora Graça Melo