A parceria entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e as autoridades governamentais, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, deram ínicio em um marco significativo na manhã desta quarta-feira (22), na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília. Os representantes do setor agrícola baiano participaram do lançamento do Edital de Pavimentação da BR-030, contemplando um trecho de 200 km entre Cocos (BA) e Mambaí (GO), reflete não apenas uma conquista para os produtores rurais, mas também o resultado concreto de um esforço conjunto, em prol do desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
O presidente da Abapa, Luiz Bergamaschi, os produtores rurais e delegados da Aiba, Anderson Toniazo e o Denilson Roberti, acompanhados do gerente de Infraestrutura da Aiba, Luiz Stahlke, estiveram presentes na solenidade, evidenciando o compromisso dessas entidades em melhorar a infraestrutura viária na região. A iniciativa da Aiba, em 2018, por meio do Instituto Aiba, ao contratar uma empresa para elaborar o anteprojeto de pavimentação da BR-030, foi crucial para este momento.
“Hoje foi dado mais um passo importante para a resolução dessa antiga demanda de infraestrutura da Aiba e dos produtores rurais do Oeste da Bahia. Com a concretização da obra, irá mudar a história da nossa região, e uma garantia considerável para o escoamento da produção entre os dois estados”, destacou o ex-presidente da Aiba, Celestino Zanella.
Essa colaboração entre o setor privado e o governo não apenas demonstra o poder transformador de parcerias estratégicas, mas também sinaliza um avanço para o desenvolvimento local. A pavimentação desse trecho não apenas facilitará o escoamento da produção agrícola, mas também promoverá o crescimento econômico, o acesso a serviços essenciais e a integração entre diferentes regiões, impulsionando, assim, o potencial produtivo e a qualidade de vida dos habitantes locais.
Odacil Ranzi, atual presidente da Aiba, destaca as diversas ações e parceria da Associação visando a melhoria da logística regional. “Na Aiba temos diversas ações, como reuniões periódicas da presidência da instituição com o Ministério de Infraestrutura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para levar as informações sobre as necessidades regionais, interlocução com os governos estadual e federal para melhoria da rodovias, além de ações efetivas de recuperação e operações tapa buraco, para assegurar o escoamento da safra e as execução de obras de pavimentação asfáltica em estradas vicinais, em parceria com a Abapa e produtores locais”, finaliza Odacil.
Ascom Aiba