SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS PROMOVE II FÓRUM DE ENFERMAGEM
Nesta Semana Nacional da Enfermagem, como parte da programação especial, a Secretaria de Saúde de Barreiras promoveu nesta terça-feira (14), o II Fórum de Enfermagem abordando a temática “Enfermagem e as práticas avançadas do cuidado: Uma estratégia de avanço na autonomia do profissional de enfermagem”, cujo principal objetivo é trazer para esses profissionais, a importância de suas atuações com autonomia e comprometimento.
O evento que aconteceu no Auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, contou com a presença do secretário de Saúde, Melchisedec Neves; subsecretária Juana Jamille; coordenadora regional do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Samara Barbosa; também do coordenador da Atenção Básica do Município, Ari Donizete; enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na UPA, Hospital Eurico Dutra, Hospital da Mulher, Centro de Especialidades do Homem (CEAH), Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), Melhor em Casa, COPIM, Vigilância Sanitária, Centro Especializado em Reabilitação (CER II), Coordenação de Saúde Mental, em demais centros especializados e unidades de saúde do município.
“Agradecemos a presença de todos neste segundo fórum para enfermeiros e técnicos de enfermagem de Barreiras, esses profissionais que diariamente realizam um trabalho com dedicação e acolhimento junto a população deste e demais municípios do Oeste. Este é mais um momento de aprendizado e troca de conhecimento, onde iremos ao longo deste dia abordar de maneira didática as novas regulamentações, a autonomia e o protagonismo destes profissionais”, disse Samara Barbosa durante a abertura do evento.
Pela manhã os profissionais participaram das palestras “O enfermeiro empreendedor e as Novas Regulamentações em procedimentos de suporte avançado para o enfeiro”, ministrado pelo enfermeiro e coordenador do NEP em Barreiras, Alex Chistiano; e “A importante atuação do enfermeiro frente ao processo de parturição e estabelecimento da amamentação”, com a profissional Bruna Chisti. Já no período vespertino, os temas abordados foram “Principais atualizações dos protocolos ACLS (Suporte de vida avançado em cardiologia) e PHTLS (Suporte de vida no trauma)”, ministrados pelo enfermeiro José Henrique; e “Avanços da Atuação do Enfermeiro no Planejamento Reprodutivo com ênfase na Inserção do DIU: Desafios e Perspectivas”, com Bruna Chisti.
Em Barreiras, 524 profissionais de enfermagem e técnicos de enfermagem atuam na rede municipal. Conforme o secretário municipal de Saúde a gestão municipal nesses últimos anos tem avançado na valorização e na prática do exercício desses profissionais.
“É com grande satisfação que realizamos essa segunda edição do Fórum de Enfermagem em Barreiras trazendo essa mensagem de valorização desses profissionais que são as nossas maiores bases no atendimento da saúde pública municipal. Além da oportunidade de aprimorar conhecimentos e trocas de informações através das palestras ministradas ao longo deste dia, esse momento também traz a reflexão da importância destes profissionais focando em seu protagonismo, autonomia e atuação profissional. Agradeço a participação de todos que têm, sobretudo, a missão de cuidar e salvar vidas”, ressaltou Melchisedec Neves, secretário municipal de Saúde.