A abertura da Agroformosa 2024, realizada nesta quinta-feira, 27, contou com presença massiva de autoridades, lideranças regionais e representantes de entidades ligadas ao agro no Parque de Vaquejada de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. A ocasião marcou o início oficial da segunda edição da Feira, que vai até o sábado, 29.
Comandada pelo presidente da Acrifor, instituição realizadora da Feira, Sabino Filho, a solenidade contou com a participação dos patrocinadores do evento – em sua maioria instituições financeiras – e do prefeito de Formosa, Manoel Afonso. O deputado federal e secretário de infraestrutura da Bahia, Sérgio Brito, também esteve presente e falou sobre os investimentos que devem beneficiar a região, como a requalificação de estradas e o consequente impacto no escoamento da produção agrícola. Segundo Brito, 50 km serão pavimentados em estradas importantes da região.
O secretário também anunciou a pavimentação da estrada que liga Santa Rita de Cássia a Mansidão e Mansidão a Buritirama.
O interesse de grandes multinacionais nas áreas produtivas próximas a Formosa também foi destacado pelo governo do estado, que comentou sobre a chegada de fábricas que irão acelerar o desenvolvimento de toda a região.
Formosa do Rio Preto está no centro de uma das regiões produtivas mais importantes do País, e é o nono município mais rico do agro no Brasil. A região, que produz cerca de 12 milhões de toneladas de grãos por safra, demanda melhorias em áreas como infraestrutura e energia para continuar se desenvolvendo.