BARREIRAS SEDIA 2º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF


Nesta quarta-feira (26), Barreiras sediou o segundo Fórum Comunitário do Selo Unicef que reuniu representantes das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, e dos conselhos municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA), Tutelar e do Núcleo de Cidadania de Adolescente (NUCA). No evento foram apresentadas as ações realizadas desde o último fórum participativo do selo Unicef, referente ao período de 2021 a 2024.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Amanda Carla, abriu os trabalhos destacando a importância de ações integradas na proteção das crianças e adolescentes. "Nosso papel é proteger nossas crianças e adolescentes. Será que estamos fazendo isso? Precisamos de resultados dignos. É um trabalho de formiguinha, mas pode ser feito se começarmos hoje. Precisamos eliminar índices alarmantes, como o fato de que 10 crianças são abusadas no Brasil por minuto", enfatizou.

O secretário de Saúde de Barreiras, Melchisedec Neves, expressou orgulho em fazer parte de um governo comprometido com a proteção da criança e do adolescente. Ele mencionou importantes equipamentos implantados no município, como o CER III, o serviço de pediatria do Hospital Eurico Dutra e as ações de imunização realizadas pela Copim. "Estamos sempre buscando aprimorar nossas ações para alcançar o nível de excelência que desejamos. As discussões são a base", afirmou.

Representando o secretário de Educação, Jeferson Barbosa, a subsecretária Olívia Sampaio, ressaltou o compromisso de otimizar os dados. "Estamos encerrando um ciclo de 2021 a 2024 e assumindo o compromisso de melhorar sempre mais. Todas as secretarias abraçaram essas metas e estão juntas nessa busca. Que sigamos de mãos dadas com coragem e amor para garantir esses direitos", declarou.

A secretária de Assistência Social, Gabriela Nogueira, destacou a importância de unificar as ações das secretarias para ampliar o serviço de proteção dos direitos da criança e do adolescente. "Estamos fazendo um balanço hoje e percebemos que avançamos nesse período. Ainda há muito a fazer, mas é essencial unificar as ações para oferecer a proteção necessária que nossas crianças e adolescentes realmente precisam", comentou.

A apresentação dos resultados sistêmicos definidos pelo Unicef com metas nas áreas de saúde, educação e assistência social foi feita pela subsecretária de Assistência Social, Mauritânia Gonçalves, que também é articuladora do selo Unicef. Ao participar do Selo UNICEF Barreiras se comprometeu em melhorar as políticas públicas em áreas como: o desenvolvimento infantil na primeira infância; educação de qualidade para todos; desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida e prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença de professores, mobilizadores, conselheiros e equipes que compõem a rede de proteção social. Ainda os vereadores Otoniel Teixeira e Valdimiro José. O estudante Max Mário Souza representou o Núcleo de Cidadania de Adolescente (NUCA).