PROJETO INTEGRACHAGAS BRASIL É LANÇADO EM SÃO DESIDÉRIO
A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa segunda-feira, 10 de junho, no Centro Cultural, o lançamento do Projeto IntegraChagas Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada em parceria com Instituto Nacional de Infectologia (INI/ Fiocruz) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento contou com a participação de profissionais e gestores da saúde, autoridades civis, lideranças dos movimentos sociais e comunidade local.
O Projeto IntegraChagas tem o objetivo de ampliar o acesso da população à detecção e tratamento da doença de Chagas no âmbito dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da integração de ações com os serviços de Vigilância em Saúde. A partir da qualificação da rede de atenção à saúde, o objetivo do Ministério da Saúde é estabelecer um percurso assistencial padronizado, com foco em ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas acometidas pela doença.
“Nos melhores dos meus sonhos não imaginei tamanho acontecimento. Estar ao lado de pessoas tão renomadas da área da saúde, das demais esferas de governo e de pesquisadores e pesquisadoras de instituições de grande referência de nosso país e tendo como sede o meu município. Realizei um sonho com a implantação do projeto IntegraChagas Brasil e tenho consciência da grandiosidade que é o projeto.” Ponderou a diretora da Unidade de Vigilância em Saúde do município, Luzeni Alves.“
Para a professora da Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista, e coordenadora operacional do Projeto IntegraChagas Brasil, Eliana Amorim de Souza, o município de São Desidério está de parabéns por aderir à iniciativa e contribuir para a resposta nacional à doença. “O lançamento do projeto significa grandes possibilidades de avanço no controle da doença para as cidades que aderem, hoje além da apresentação desse projeto, quero informar aqui que São Desidério é pioneira no Estado da Bahia ao criar uma lei municipal que instituiu o dia 14 de abril como o DIA MUNICIPAL DA DOENÇA DE CHAGAS, é um momento de se orgulhar e comemorar. Além disso, instituiu um grupo gestor da linha de cuidado para as pessoas acometidas pela doença e lançou o primeiro informe epidemiológico municipal em doença de Chagas”, frisou.