Para capacitar profissionais na função de Coordenador em Aviação Agrícola (CCAA), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) ofereceu um curso de 9 a 12 de julho no Centro de Treinamento (CT) da entidade em Luís Eduardo Magalhães (BA) e na ABA-Manutenção de Aeronaves, em Barreiras (BA). Nesta turma, 11 alunos aprenderam sobre aerodinâmica do voo agrícola, técnicas operacionais, fiscalização, legislação aeronáutica, segurança operacional, gerenciamento de risco e outros temas importantes.
Alguns alunos vieram de fora, como Alexandre Matos Martins, analista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Minas Gerais. Ele viu no curso uma oportunidade para levar aos produtores de sua região informações sobre tecnologias na aplicação de produtos fitossanitários das aeronaves agrícolas, conforme a Instrução Normativa 002/2008 do Ministério da Agricultura. "Precisamos levar para os produtores rurais o que há de mais avançado em tecnologia e como trabalhar com a legislação. O curso nos mostra como utilizar os produtos corretamente, fazer o manejo e a manipulação de acordo com as normas, para trabalhar de forma sustentável. Repassamos isso aos nossos instrutores, que irão trabalhar com os produtores em todo o estado de Minas Gerais", destacou Martins.
Já Simão Mascarenhas Fernandes, instrutor de drones de Feira de Santana (BA), decidiu participar da capacitação para agregar valor e conhecimento aos serviços prestados para produtores em fazendas e empresas de sua região. "Trabalho com aviação agrícola, aeronaves não tripuladas, drones e drones pulverizadores, e esse curso veio para somar de uma forma que eu não imaginava. Durante as aulas, conhecemos as possibilidades de aplicações e como avaliar e melhorar dentro das fazendas, seja com aeronaves tripuladas ou não tripuladas. Desde o primeiro dia, já vi a aplicação que faremos na fruticultura do Vale do São Francisco. Aqui, encontramos as tecnologias e metodologias utilizadas no mundo, referências para ajustarmos nossos trabalhos em campo".
A iniciativa é resultado de um convênio entre a Abapa e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com as empresas ABA e Sabri – Sabedoria Agrícola. A Sabri, buscando fortalecer a parceria e ampliar os serviços oferecidos aos associados da Abapa, destacou a importância desse esforço conjunto. "Por meio da parceria com a Abapa e a ABA, começamos a entender que precisávamos estar mais próximos para desenvolver um projeto maior e transformar o oeste da Bahia em uma referência para o estado e o país. Iniciamos com o curso em 2020 e agora estamos ampliando o projeto para caracterizar as aeronaves dos associados da Abapa, visando melhor performance, segurança e qualidade de aplicação", pontuou Rafael Lemos, consultor da Sabri.
Douglas Fernandes, gerente do Centro de Treinamento da Abapa, destacou os próximos passos da parceria. "Dentro dessa parceria, em breve realizaremos o curso de Segurança da Aplicação no Uso da Aeronave, uma semana de treinamento para pilotos que abordará temas como tipos específicos de aeronave, fatores de segurança na aplicação, manutenção corretiva e preventiva, e tecnologia da aplicação", explicou Fernandes.
Fonte: Assessoria de imprensa Abapa