OTONIEL E TÚLIO, AO LADO DE ZITO, OUVEM PROPOSTAS DO SETOR DE SAÚDE DE BARREIRAS


O encontro de trabalho com os profissionais do setor de saúde realizado nesta quinta-feira, 25, movimentou a política de Barreiras. Como se sabe, a saúde é um dos pontos mais importantes do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - que mede a qualidade de vida de uma sociedade. Por conta de várias obras e ações do governo Zito, Barreiras ocupa o quarto lugar em qualidade de vida na Bahia, posição que nunca alcançou em gestões anteriores.

As diversas pessoas que falaram durante o encontro antes de fazer qualquer sugestão para o plano de governo, iniciavam sempre agradecendo o prefeito Zito pelos avanços alcançados no setor de saúde durante a sua gestão. Segundo os profissionais do setor, Zito quando tomou posse recebeu a saúde em estado tão precário que até os dados haviam sido apagados dos computadores e havia montes de sacos de lixo lotados com pedidos de exame da população.

A cobertura na atenção primária em saúde era de apenas 30%, e hoje, é de mais de 90%. Os médicos não podiam atender pois os postos de saúde não ofereciam condições e na sua gestão, Zito construiu 17 novas Unidades de Saúde, a sede do Samu e da Central Integrada de Regulação, equipou o Laboratório Municipal Leonídia Ayres de Almeida, implantou o Centro Especialidades Odontológicas (CEO), construiu o Centro de Parto Normal e o CER II Aníbal Barbosa Filho. Todo esse trabalho foi realizado sem que Barreiras tenha recebido a atenção devida dos governos federal e estadual.

O prefeito Zito Barbosa disse, em seu pronunciamento, que conseguiu realizar todas estas obras por entender a importância da saúde na vida da população. Frisou que os avanços foram muitos, mas, Otoniel e Túlio podem avançar muito mais dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. Zito agradeceu a todos os servidores da saúde - concursados, estatutários e comissionados - agradeceu também o empenho dos médicos e disse que sem o compromisso e o trabalho de todos, não seria possível ter alcançado os avanços que saúde conquistou em Barreiras mesmo tendo passado por um dos períodos mais difíceis para a saúde que foi a pandemia da Covid-19.

O público presente sugeriu ações importantes como a construção da sede própria para o Caps AD, construção da Casa do Idoso para atender principalmente os idosos que não têm família, Centro de Tratamento da Fibromialgia, aquisição de um Centro de Simulação realista para o NEP/Samu, interligação entre as unidades de saúde para que os médicos tenham acesso on-line aos prontuários dos pacientes, implantar pontos de coletas de material para exame do Laboratório Municipal em pontos estratégicos, levar o Projeto Idade Viva de forma itinerante para a zona rural, criar um centro para atender as pessoas com problemas psicossomáticos.

O pré-candidato Otoniel destacou os avanços da saúde na gestão de Zito Barbosa e a coragem e determinação do prefeito em construir a obra mais importante da história de Barreiras para a saúde pública que o Hospital Municipal Edsonina Neves de Souza, se comprometendo em dar continuidade a esse trabalho avançando ainda mais. "Zito fez o mais difícil, estruturou a saúde em nosso município, vamos seguir em frente, eu e Túlio teremos as condições para fazer ainda mais investimentos", disse. Otoniel externou o seu profundo respeito por todos os profissionais da saúde a quem chamou de heróis. "Enquanto estamos em casa com nossas famílias, à noite e nos finais de semana, esses profissionais trabalham com bravura nos hospitais salvando vidas. Eles são dignos de todo nosso respeito e nossa admiração", concluiu.

Segundo o pré-candidato a vice-prefeito, Túlio Viana, a saúde de Barreiras cuida não só dos barreirenses, mas de toda uma região. "Os números não mentem" disse ele frisando que é só consultar os dados estatísticos dos governos anteriores e os dados estatísticos do governo de Zito para saber a diferença. Ele enfatizou que Zito começou a trabalhar pela saúde antes mesmo de tomar posse e afirmou que tem conhecimento do setor pois, na condição de procurador do município, tinha contato direto com a área de saúde. Reafirmou que Otoniel e ele estão preparados para gerir Barreiras pois aprenderam com um dos melhores gestores do Brasil como se faz uma gestão competente e que mudou completamente a cidade proporcionando muito mais qualidade de vida para seu povo.

A reunião contou com os componentes da equipe que fazem as escutas para o Plano de Governo, sendo o especialista em administração pública e comunicador social Edivaldo Costa, o professor e doutor Joaquim Neto, o professor e doutor Mardem Lucena e a advogada Gislane Barbosa. Agora eles irão sistematizar os dados para que o documento, com todas as sugestões do povo, seja apresentado à sociedade.