NOVOS ALUNOS INICIAM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DA ABAPA COM AULA INAUGURAL MOTIVADORA


Os 80 aprovados no Curso Técnico em Agropecuária da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), foram recebidos pela primeira vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa. A aula inaugural, que marcou o início das atividades, contou com a presença do diretor executivo Gustavo Prado e do gerente do Centro de Treinamento, Douglas Fernandes. Sob a orientação do professor Diego França de Freitas, da UFV, os alunos participaram de momentos teóricos e práticos que consolidaram o começo da jornada educacional.

O curso é oferecido de forma gratuita e na modalidade à distância, com 80% das aulas online e 20% presenciais, estas realizadas nos fins de semana. Com uma duração de três semestres e conclusão prevista para dezembro de 2025, capacitará os participantes para atuarem no setor agropecuário, um campo cheio de oportunidades na região. “Este momento é muito gratificante para nós, pois estamos recebendo pessoas que acreditaram na parceria entre a Abapa e a UFV. Temos muito a aprender com as histórias de vida que eles trazem e é uma satisfação poder contribuir com uma formação de qualidade. Queremos que se sintam parte do meio agrícola e saiam daqui prontos para abraçar as oportunidades que a região oferece”, destacou Alessandra Zanotto Costa.

Entre os alunos está Natália Barbosa da Silva, do povoado de São José do Rio Grande, em Riachão das Neves, que vê no curso uma chance de aumentar a produtividade da plantação de banana de sua família. “Quero me aperfeiçoar e ajudar no que puder. Onde moro, há muitas oportunidades no setor da fruticultura. Estou animada”, afirmou. Já Jaime Arthur Ribeiro, de Barreiras, destacou a qualidade da formação como motivação para ingressar no curso. “A duração do curso, a equipe de professores e a chancela da UFV são fatores que me motivaram. Isso reflete em melhores chances no mercado de trabalho”, explicou.

O curso, financiado pelos produtores por meio da Abapa, conta com a expertise da UFV, que fornece uma equipe de professores altamente qualificada e um conteúdo robusto para os três semestres de duração. “Os alunos terão acesso a dinâmicas preparadas para uma qualificação de excelência. A Abapa garante todo o suporte necessário para que o cronograma de atividades seja bem-sucedido e para que eles saiam habilitados para funções técnicas em uma região rica em oportunidades no agronegócio”, afirmou o professor Diego França.