ABAPA PARTICIPA DA FEIRA DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARREIRAS
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) marcou presença na Feira de Empreendedorismo das escolas da rede municipal de Barreiras, por meio da equipe pedagógica do Programa Conhecendo o Agro. A iniciativa faz parte do programa ALI Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae em parceria com as escolas municipais desde 2022. O objetivo é desenvolver competências que promovam habilidades e atitudes transformadoras, tanto para estudantes quanto para profissionais da educação.
“O projeto já beneficiou mais de 30 escolas, sendo que, neste ano, 12 estão em atendimento. Os planos são elaborados em conjunto com a agente local de inovação da educação empreendedora, sempre respeitando a realidade de cada escola, e envolvem oficinas, palestras, incentivo à cultura digital e feiras de empreendedorismo”, explicou Delvânia Borges, agente local de inovação da educação empreendedora do Sebrae.
Na Escola Cleonice Lopes, alunos e professores do Ensino Fundamental I e II participaram da feira, onde comercializaram produtos variados, como alimentos, roupas, sapatos, bijuterias, brinquedos, plantas, sabão caseiro e pasta de brilho, a preços simbólicos. A renda arrecadada será destinada à comemoração do Dia das Crianças.
“A feira é extremamente importante, não só para a escola, mas também para a comunidade. Temos 821 alunos matriculados, e todos se envolvem no projeto desde o início do ano letivo, promovendo interação e socialização. Este ano, as plantas fizeram grande sucesso, vendemos todas! A renda é revertida diretamente para os alunos. A presença da Abapa foi um diferencial, permitindo que nossos alunos e a comunidade conhecessem mais sobre o trabalho do setor agro em nossa região”, afirmou Marina Fernandes, diretora da escola.
A Feira de Empreendedorismo 2024 teve início neste mês e continuará até outubro, em outras escolas da rede municipal e também no Colégio da Polícia Militar (CPM). “Este é um projeto extraordinário, realizado em parceria com o Sebrae e com a participação da Abapa. É fundamental que os alunos, desde cedo, tenham contato prático com iniciativas como a feira. O entusiasmo deles é contagiante, e vemos como se dedicam para arrecadar fundos para os eventos de fim de ano. Eu mesmo saio daqui com minha contribuição. ”, destacou o secretário de Educação de Barreiras, Jeferson Barbosa.