ABAPA REALIZA 1º WORKSHOP DE APLICAÇÃO AÉREA COM DRONES E AVIÕES


Com uma frota de aproximadamente 2.700 aeronaves dedicadas à aplicação aérea no Brasil, das quais 130 operam no Oeste da Bahia, a demanda por conhecimento sobre tecnologias de aplicação com drones e aviões tem crescido rapidamente na região. Para atender essa necessidade, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou o 1º Workshop de Aplicação Aérea com Drones e Aviões, apresentando inovações tecnológicas e normas técnicas a produtores, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos.

Segundo Gustavo Prado, diretor executivo da Abapa, “o uso de drones e aeronaves na agricultura tem se mostrado essencial para otimizar os processos de aplicação, garantindo eficiência e precisão no manejo fitossanitário. Este workshop oferece aos produtores as ferramentas necessárias para aprimorar ainda mais essa prática, assegurando que estejam alinhados com as mais recentes normas e legislações.”

O evento contou com palestras e demonstrações práticas, destacando as vantagens da aplicação aérea em grandes áreas, a precisão no uso de produtos fitossanitários e a importância do planejamento adequado para melhorar a qualidade da aplicação. “90% do tempo de uso das aeronaves nas fazendas é destinado à pulverização aérea. Isso permite ao produtor realizar tratamentos essenciais de forma mais ágil e eficiente do que a aplicação terrestre”, destacou Raphael Lemos, instrutor da Sabri, enfatizando a relevância da tecnologia

O gerente comercial da Versa Biotec Agrícola, Alex Rodrigues, reforçou a importância do evento ao afirmar que “a ideia principal é levar informação, tirar dúvidas e mostrar mais sobre o conceito de aplicação aérea, especialmente sobre a legislação brasileira, onde ainda ocorrem erros significativos nas propriedades por falta de compreensão das normas que regem as aplicações com drones.”

Os participantes valorizaram a oportunidade de adquirir conhecimento prático e teórico. “Os professores trouxeram uma abordagem detalhada e precisa, facilitando a compreensão das práticas que podem ser implementadas diretamente nas fazendas, sempre em conformidade com a legislação”, avaliou Bianca da Silva, da SLC Agrícola. O workshop foi organizado em parceria com Sabri, Rovensa Next e ABA Manutenção de Aeronaves.