CURSO DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS CAPACITA FUNCIONÁRIOS DE FAZENDAS NO OESTE DA BAHIA


Nos dias 16 e 17 deste mês, foi realizado o curso de combate a incêndios florestais com máquinas agrícolas, uma iniciativa da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). O treinamento foi direcionado a gestores, técnicos, operadores de máquinas e gerentes de fazendas da região, com o objetivo de capacitar essas equipes, que estão na linha de frente no combate aos incêndios florestais.

A demanda por esse tipo de treinamento tem crescido entre os produtores rurais, especialmente diante da alta incidência de incêndios durante os períodos de seca e baixa umidade do ar. O curso contou com o suporte institucional do Corpo de Bombeiros, reforçando a importância da formação especializada no manejo de máquinas agrícolas e caminhões-pipa no controle de focos de incêndio. Segundo Deibi Soares dos Santos, instrutor do Centro de Treinamento da Abapa, “é muito importante saber utilizar as ferramentas diárias, como tratores e caminhões-pipa, no combate aos incêndios”. Ele ressaltou que quanto mais as equipes conhecerem essas ferramentas, “vamos poder atender com maior eficiência e, consequentemente, proteger vidas e o meio ambiente”.

Aloísio Júnior, gerente de Agronegócio da Aiba, também reforçou que o objetivo principal do treinamento foi a preservação de vidas, das lavouras e a proteção das áreas de preservação de mata nativa, alertando que os focos podem ocorrer ainda durante as chuvas. “Durante o período de seca, com baixa umidade do ar e ventos fortes, o risco de incêndios aumenta. Mas é importante lembrar que, mesmo durante o período chuvoso, incêndios podem ocorrer em áreas internas como nas unidades de beneficiamento de algodão e grãos”, afirmou. Ele reforçou que as equipes precisam estar preparadas para combater princípios de incêndio, evitando que eles se espalhem e tomem proporções maiores.

O instrutor Caio Guerra Galvão, que conduziu o treinamento, frisou que a região Oeste da Bahia registrou um número significativo de focos de incêndio florestal neste ano. “A gente sabe que todos os anos há incidências de incêndios no período de estiagem, e este foi um ano propício para as ocorrências. Então, o principal ponto do treinamento foi preparar as equipes para agir de forma rápida diante de qualquer foco de incêndio, considerando que eles são uma realidade constante e precisamos estar prontos para enfrentar esse tipo de situação. ”

O curso, que contou com o apoio da Abiove e Prodeagro, por meio do Programa Agro Plus Bahia, reforçou a importância de utilizar os equipamentos de uso cotidiano, como tratores, implementos e caminhões-pipa, de maneira eficiente, para que as equipes possam atuar com agilidade e precisão, prevenindo maiores danos às lavouras, às áreas de preservação ambiental e às comunidades rurais.