"É UM MOMENTO ÚNICO PARA LUÍS EDUARDO MAGALHÃES", DECLARA JÚNIOR MARABÁ SOBRE INSTALAÇÃO DA INPASA NO MUNICÍPIO
Com a presença de autoridades municipais e estaduais, entidades de classe e produtores rurais da região Oeste, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito Junior Marabá e o presidente da Inpasa, José Lopes, lançaram a pedra fundamental da biorrefinaria de etanol, na manhã desta segunda-feira (21), na BR 242, KM 900, município de Luís Eduardo Magalhães.
A usina, que tem previsão de início das operações para o primeiro trimestre de 2026, deve gerar mais de 450 empregos diretos e 1.500 indiretos, e vai ocupar uma área superior a 100 mil hectares. Para o prefeito Junior Marabá, esse é um momento único para o município.
“Assim como Luís Eduardo Magalhães se desenvolveu e começou esse crescimento no agronegócio nas décadas de 1980, 1990, e fez com que Luís Eduardo seja hoje a cidade que mais cresce na Bahia, e a quinta economia do estado, eu vejo que com a instalação da Inpasa, nós teremos um marco temporal, a partir de uma produção com valor agregado. Não estaremos mais produzindo e exportando apenas grãos, mas produzindo e exportando produtos com valor agregado, como biocombustíveis, DDGS, óleos vegetais, dentre outros. Então é um momento único para Luís Eduardo e a gente fica muito feliz com a dedicação de todos da Inpasa”, pontuou.
O prefeito ainda reforçou a importância da geração de emprego e renda para a cidade. “Quero agradecer ao senhor Zé Lopes por acreditar em Luís Eduardo Magalhães, e tenho certeza de que terá retorno do valor investido, e é importante dizer que não há justiça social maior do que a oportunidade de emprego para todos, o que a instalação da usina vai promover", concluiu.
O vice-presidente da Inpasa, Rafael Ranzoli agradeceu ao governador e ao prefeito Junior Marabá pela receptividade e apoio incondicional. “É uma satisfação enorme estar aqui na Bahia, agradeço em nome de toda equipe, por acreditarem no nosso projeto, e sem dúvidas nós estamos aqui para empreender junto com vocês”.
Jerônimo Rodrigues falou da parceria com o município de Luís Eduardo Magalhães e o governo federal, no compromisso de trazer crescimento para o Oeste. “Estamos saindo do mapa de exportador de grãos, para exportador de energia, com agregação de valor e eficiência energética. Queremos mostrar para o Brasil que além de exportar milho, soja e algodão, podemos também exportar produtos manufaturados”, pontuou.