OUTUBRO ROSA: WORKSHOP REÚNE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM BARREIRAS


Nesta quarta-feira, (9), o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), vinculado à Secretaria de Saúde de Barreiras, realizou o Segundo Workshop Outubro Rosa no auditório da Faculdade Uninassau. O evento reuniu 112 profissionais da saúde, entre médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária do município, com o objetivo de fortalecer a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Os médicos Dra. Jeanne Barbosa, ginecologista, e Dr. Lucas Wilson de Araújo, mastologista, conduziram palestras e orientaram os profissionais sobre a importância do diagnóstico precoce. Dr. Lucas destacou o papel fundamental dos profissionais da atenção primária no rastreamento da doença. “Vocês que estão na linha de frente devem se empenhar para fazer o rastreamento. A recomendação do Ministério da Saúde é que o rastreamento seja realizado em mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos” explicou o mastologista. Já o exame preventivo, conforme o protocolo do Ministério, deve ser realizado em mulheres entre 25 e 64 anos.

A coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher, Emanuela Oliveira, ressaltou que o segundo workshop tem como objetivo trazer informações mais técnicas, além de promover um alinhamento dos fluxos e esclarecer dúvidas. “Nosso foco é melhorar a prevenção e detecção da doença. Fizemos o evento em dois turnos, em regime de escala, para garantir que todos os profissionais da atenção primária pudessem participar”, explicou Emanuela.

Ari Donizete, coordenador da Atenção Básica, participou do evento destacando a importância do Outubro Rosa para fortalecer as ações de saúde. “Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde estarão intensificando a coleta de preventivos, encaminhamento para mamografias e vacinação contra o HPV para adolescentes, com o apoio dos agentes comunitários de saúde. Nosso objetivo é otimizar a busca ativa por mulheres que precisam realizar esses exames preventivos”, afirmou Ari.

O Workshop faz parte das atividades da campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde da mulher.