NOTA DA PREFEITURA DE BARREIRAS SOBRE PODA DE ÁRVORES EM AVENIDAS DA CIDADE
A Secretaria de Infraestrutura de Barreiras, por meio da Coordenação de Praças e Jardins, vem realizando algumas podas radicais em pés de Pata-de-Vaca (Bauhinia Forficata), ao longo das Avenidas Ahylon Macêdo, ACM a Clériston Andrade, o que tem chamado a atenção e gerado manifestações nas redes sociais.
Para esclarecimento à população, a Coordenação de Praças e Jardins, informa que tais intervenções tem por finalidade preservar a vida destas árvores, uma vez que algumas delas têm sido acometidas de brocas e pulgões infestativos que comprometem a sobrevivência da planta.
Dessa maneira, como estas árvores compõem a arborização de logradouros públicos e abertos, não é recomendável o uso de inseticidas, o que poderia colocar em risco a saúde pública. Nestes casos, por se tratar de uma espécie que se regenera muito rápido, especialmente no período chuvoso, a poda radical elimina a maioria das infestações e permite a incidência direta do sol, o que contribui na eliminação dos demais insetos.
O coordenador de Praças e Jardins, esclarece ainda que "infelizmente em alguns casos quando as árvores se encontram muito doentes é necessário fazer a supressão, mas na grande maioria dos casos as árvores se regeneram e são preservadas, recompondo sua folhagem e saindo novos galhos em no máximo 20 dias" pontuou, Genivaldo Laurindo.