'ALGODÃO QUE AQUECE' PREMIA ESCOLAS E ESTUDANTES DE BARREIRAS


O dia 5 de dezembro será especialmente marcante para os estudantes da rede municipal de ensino de Barreiras. O projeto ‘Algodão que Aquece’, desenvolvido pelo Núcleo das Mulheres do Agro, terá seu encerramento oficial com a entrega de prêmios às escolas, alunos, coordenadores e professores que se destacaram ao longo do ano. O evento acontece no auditório da Universidade do Estado da Bahia – Campus Barreiras, a partir das 8h.

A ocasião marca a finalização de uma importante trajetória de aprendizado e integração que contemplou cerca de 8 mil estudantes em 2024, como destaca a presidente do Núcleo, Suzana Viccini. “Nós observamos nessas devolutivas das crianças e jovens, que eles construíram um novo olhar para a agricultura e a sustentabilidade, integrando-as em sua vida. Os trabalhos estão muito ricos e estamos muito felizes com o resultado”, comemora ela.

O Algodão que Aquece foi executado em parceria com a secretaria de educação de Barreiras e composto por um projeto pedagógico integrado; entrega de agasalhos e material educativo; apresentações culturais e artísticas; atividades teóricas e práticas; visitas a campo e muitas outras iniciativas desde o início do ano.

Na avaliação das produtoras rurais e mulheres ligadas à cadeia produtiva baiana que fazem parte do Núcleo, o projeto evidenciou a importância dos professores e da educação para o desenvolvimento agrícola da região. “O nosso futuro está dentro das escolas. É indispensável estabelecer uma parceria duradoura com os educadores para que eles possam transmitir o conhecimento e as informações de forma clara, verdadeira e segura acerca da agricultura e dos meios sustentáveis de produção que utilizamos no Oeste da Bahia”, afirma Suzana Viccini.

Feira de Conhecimento

Em 2024, 31 escolas de Barreiras participaram do projeto, que já contemplou mais de 33 mil estudantes desde 2018. Como parte da programação oficial de encerramento do projeto, também será realizada a Feira de Conhecimento com exposição dos trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos e coordenação, que acontece no dia 4 de dezembro, a partir das 9h, na quadra da Escola Municipal Celso Barbosa, na Morada da Lua, em Barreiras.