Em um marco importante para a mobilidade urbana e acesso às estruturas de saúde em Barreiras, o prefeito Zito Barbosa acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos e do prefeito diplomado Otoniel Teixeira, assinou nesta quarta-feira (18), a ordem de serviço para a construção da terceira ponte sobre o Rio Grande. A estrutura, que ligará o bairro Vila Dulce à região de Barreirinhas, terá início imediato, representando um avanço significativo para a infraestrutura da Capital do Oeste.
O Ato Administrativo para a autorização da obra contou com a presença do secretário e subsecretária de Infraestrutura, João Sá Teles e Luzeni Santos, respectivamente; ex-prefeito Paulo Braga; proprietário da empresa Engec e responsável pela execução da obra, José Martins; os vereadores Rider Castro, Teteia Chaves, Valdimiro José, Francisco Sobrinho, Hipólito dos Passos, e ainda, os vereadores diplomados Dicíola Baqueiro e Zé do Sorvete, demais secretários, subsecretários municipais e moradores de Barreirinhas.
Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura, a ponte terá 90 metros de extensão e será construída em concreto protendido, tecnologia que confere maior resistência à tração e durabilidade à obra. O projeto também inclui duas alças viárias de 924 metros de comprimento, ampliando as conexões urbanas e otimizando o fluxo de veículos. O recurso é oriundo da devolução ao Executivo de quase cinco milhões de reais, pelo então presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, que foram economizados dos recursos do duodécimo e destinados para esta obra.
“Uma alegria imensa em poder participar deste momento marcante para o nosso município. Tenho muito orgulho em ter sido protagonista na materialização dessa obra, quando devolvemos esse valor para os cofres do município foi justamente para contribuir com esse desenvolvimento que Barreiras vivencia nesses oito anos. Essa ponte além de melhorar a mobilidade urbana, também reforçará o crescente desenvolvimento da nossa cidade”, pontuou Otoniel Teixeira, prefeito diplomado de Barreiras.
Segundo o prefeito Zito Barbosa, a construção da terceira ponte é uma medida estratégica para reduzir os congestionamentos nos horários de maior tráfego, garantindo mais fluidez nas vias e qualidade de vida para os moradores. Além disso, o gestor reforça que a obra contribuirá diretamente para o desenvolvimento econômico e social de Barreiras.
“A obra dessa nova ponte reflete o planejamento e o compromisso que tivemos com o desenvolvimento de Barreiras ao longo desses oito anos de gestão, promovendo investimentos que possibilitaram profundas transformações em nossa cidade e na qualidade de vida da população. Essa obra trará impactos positivos para a mobilidade urbana e será um vetor fundamental para o acesso às estruturas de saúde como o hospital municipal que estamos construindo, contribuindo assim, para salvar vidas, além de gerar inúmeros empregos diretos e indiretos, por isso, faltando poucos dias para o encerramento do nosso segundo mandato estou extremamente feliz e agradecido a Deus, ao povo de Barreiras e a Câmara de Vereadores parceira inconteste na realização dessa obra”, ressaltou Zito Barbosa.
Fonte: Dircom/Prefeitura de Barreiras