![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhffecl81rIFAPSdBq4qz9RMiKu-HNNfK0kfQE0vRO6CU-Equ4NASyZ3z4G1PqmrllznxY79lRkxGbatH05DvJtz0OxQuNEQBAAW-4UNNU0jejBV87LM8_1K8d6WAM46UStRTxE-OHeyHEIROAi1UxOMZIW0m1vXHCnDUQE-fyamZUgoN3e-MWz3wtwTes/s16000/capa.jpeg)
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) marcou presença no IV Seminário Internacional de Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais, realizado nos dias 28 e 29 de janeiro, em Salvador (BA). Representando a instituição, a analista ambiental Glaucia Araujo integrou a programação do evento, ministrando uma palestra e participando de debates sobre o tema.
O seminário, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e o Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), como parte das ações do Programa Bahia Sem Fogo, reuniu especialistas do Brasil, Estados Unidos, França, Espanha e Portugal. Durante o encontro, foram discutidas experiências e estratégias para prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais, além do uso controlado do fogo como ferramenta de manejo e proteção ambiental.
No segundo dia do evento, Glaucia Araujo apresentou a palestra “Ações Integradas de Combate aos Incêndios Florestais do Cerrado” e participou de uma mesa de debates sobre o tema. Para ela, o encontro foi uma oportunidade essencial para fortalecer a cooperação entre diferentes setores na busca por soluções eficazes no enfrentamento dos incêndios.
“Este encontro foi fundamental para reunir os atores envolvidos no monitoramento, prevenção e combate aos incêndios florestais na Bahia. Em 2023, conseguimos reduzir o número de focos de incêndio, e eventos como esse nos ajudam a reforçar o compromisso de intensificar essas ações para obter resultados ainda melhores nos próximos anos”, destacou a analista da Aiba.