Durante as aulas teóricas, os participantes tiveram acesso a conteúdos relacionados à segurança no trabalho, normas regulamentadoras, primeiros socorros, noções básicas de mecânica e conhecimento técnico sobre a operacionalidade de máquinas pesadas, como tratores, escavadeiras e retroescavadeiras. Já as aulas práticas estão programadas para os dias 26 e 27 deste mês, com foco no domínio dos comandos, sensores e sistemas de segurança, além da vivência de campo, simulando situações reais do dia a dia nas lavouras.
A abertura do curso contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira, vice Túlio Viana, secretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto e subsecretário Inácio Macêdo. Em sua fala, o prefeito destacou a importância da qualificação profissional como ferramenta de transformação social no campo. “Vivemos um momento em que o mercado agrícola da nossa região está aquecido, mas sofre com a falta de mão de obra especializada. A nossa gestão está atenta a essa realidade e, em diálogo com o setor produtivo, decidimos investir em qualificação, preparando nossa população para as exigências do mercado. Queremos que os jovens barreirenses estejam capacitados para esse tipo de demanda e que tenham um futuro promissor”, afirmou o prefeito.
O curso será expandido para outras comunidades do município, garantindo que moradores de diversas localidades rurais também tenham acesso à formação. Segundo o secretário de Agricultura e Tecnologia, os locais que receberão as próximas edições do curso serão definidos em breve, de acordo com critérios estabelecidos pela administração municipal.
“O Projeto Capacitar para Produzir surge da necessidade que temos de capacitar cada vez mais os nossos jovens para que eles possam aproveitar as oportunidades que surgem a partir da grande produção que temos em nosso município, e que demanda mão de obra qualificada. Fomos surpreendidos com a quantidade de pessoas que se inscreveram para esta primeira etapa do curso, o que demonstra o quanto estamos no caminho certo ao oferecer esse tipo de capacitação, e é o que faremos com todo o apoio da gestão municipal”, pontuou o secretário Joaquim Neto.