.jpg)
Durante reunião do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município de Barreiras (SPHAN), realizada na última segunda-feira (14), os principais assuntos em pauta foram o andamento dos processos de tombamento da ruína do antigo Matadouro e a criação oficial do Sítio Histórico de Barreiras. Ambas as iniciativas já foram encaminhadas para assinatura do prefeito.
Também foi discutida a possibilidade de transformar o SPHAN em autarquia municipal, tema submetido à análise da gestão municipal. A medida visa ampliar a autonomia do órgão, permitindo maior agilidade na execução de ações e na captação de recursos.
Ainda esteve em pauta a contratação de estagiários nas áreas de História e Arquitetura. Para a presidente do SPHAN, Ana Rita Cathalá Loureiro, a contribuição desses profissionais é indispensável para o avanço dos projetos em andamento, sobretudo na estruturação do Sítio Histórico. “Destacamos a importância da contratação de estagiários nestas duas áreas, por entendermos serem fundamentais para o trabalho de catalogação, organização da poligonal e proteção das edificações do Centro Histórico. Essa mão de obra qualificada contribui diretamente para que possamos avançar no fortalecimento da identidade e da memória de Barreiras”, afirmou Ana Rita.
O SPHAN é formado por três representantes do poder público e seus suplentes, além de três membros da sociedade civil, também com suplentes. O órgão foi instituído pela Lei Municipal nº 1.636, de 5 de novembro de 2024, publicada no Diário Oficial do Município, edição nº 4299, de 28 de novembro de 2024.
A abertura do processo de tombamento da área do antigo Matadouro foi oficializada no Diário Oficial do Município em 5 de junho de 2024. A preservação do espaço, de grande relevância histórica e simbólica, representa um avanço nas políticas públicas de valorização do patrimônio cultural de Barreiras.
Fonte: Dircom, Prefeitura de Barreiras